terça-feira , 14 de agosto de 2018

TESTE – VOCÊ GERE BEM O SEU TEMPO?

Como está sua gestão do tempo?

Quantas vezes você se encontra correndo atrás do tempo?

Semanalmente, diariamente, de hora em hora? Para muitas pessoas, o tempo está ficando cada vez mais curto, passando mais rápido e “não sobra tempo para nada”.

Pois é, é preciso que você saiba que o tempo não está mais curto, nem passando mais rápido. O que está acontecendo é resultado do aumento do que podemos chamar de “multi-disponibilidade tecnológica”, que apesar dos benefícios tem seu lado vilão, e do grande número de atividades pelas quais assumimos a responsabilidade nos obrigando a realizá-las (todas) num ritmo verdadeiramente frenético.

Atualmente, encontramos dificuldades em mantermos relacionamentos afetivos e familiares, em desenvolvermos nossa carreira e cuidarmos das nossas finanças, saúde e bem estar. Diante desta crítica situação, gerenciar o tempo tornou-se algo totalmente indispensável e necessário. Quando você sabe como utilizar o tempo a seu favor, você assume o controle sobre a determinação de seus objetivos e sobre a vida que realmente deseja ter.

Cabe a você escolher ter, ou não, mais conquistas em sua carreira, mais lazer, mais equilíbrio, mais saúde e mais vida.

Faça o teste abaixo e identifique quais aspectos da gestão do tempo você mais precisa de ajuda. Frente aos resultados você poderá aplicar ferramentas específicas que irão ajudá-lo a adequar o gerenciamento do seu tempo.

Vamos lá! Como está a sua gestão do tempo?

8 erros fundamentais no uso do tempo?

0 tempo pode ser seu maior aliado.

A falta de tempo é, com certeza, uma das principais reclamações do ser humano nos dias de hoje. Estudos revelam que é considerável o número de pessoas que assumem não saber administrar bem o seu tempo, e que sofrem com os efeitos negativos da sobrecarga de trabalho e a desmotivação que constantemente está atrelada a esse cenário onde impera o desgaste físico e emocional.

Acreditamos que o desafio existente não é gerenciar o tempo em si, mas o estilo de vida da pessoa e como ela se posiciona e administra suas interações na vida profissional e pessoal. A boa notícia é que com adoção de ferramentas de organização e técnicas de gestão do tempo é possível aumentar sua produtividade e encontrar equilíbrio na equação da vida, porém é necessário comprometimento e disciplina, já que se trata de uma mudança comportamental.
Leia a seguir: Os Erros Mais Comuns na Gestão de Tempo e veja as estratégias e dicas que você pode usar para transformar o tempo em seu maior aliado.

Erro # 1. Deixar de manter uma lista de tarefas

Você já teve aquela sensação incômoda de que está esquecendo-se de fazer algo importante? Você se sente sobrecarregado de tarefas? Se este for o seu caso, você provavelmente não usa uma lista de tarefas para manter-se no controle das coisas.

Listas de tarefas são particularmente úteis para gerenciar um pequeno número de tarefas. No caso de grandes projetos, nos quais geralmente incluem um número bem maior de tarefas, sugerimos o uso de um Plano de Ação – que consiste em escrever uma lista de tarefas as quais você necessita concluir para realização de um único objetivo.

Utilizando-se das Listas de tarefas ou Plano de Ação em sua rotina, você estará mais organizado para realizar todas as suas tarefas dentro do prazo; você realizará primeiro as mais importantes deixando de desperdiçar tempo com tarefas triviais e controlará o stress gerado pela falta de controle sobre a sobrecarga de trabalho.

Erro # 2. Não definir metas pessoais

Você sabe onde você gostaria de estar daqui a seis meses? E no próximo ano? Ou mesmo daqui a 10 anos? Se não, é hora de definir algumas metas pessoais de longo e curto prazo.

Quando você sabe o seu objetivo, você pode determinar exatamente o que necessita ser feito e em que ordem. Sem uma definição de metas adequadas, você vai desperdiçar seu tempo em meio a uma confusão de prioridades conflitantes. É comum as pessoas negligenciarem a definição de metas, pois isto requer tempo e esforço. O que elas não consideram é que investir este tempo e esforço logo no início, economizará uma quantidade enorme de tempo, esforço e frustração no futuro.

Erro # 3. Não priorizar as tarefas

Às vezes, é difícil saber como priorizar, especialmente quando você está enfrentando uma enxurrada de tarefas aparentemente urgentes. No entanto, Priorizar o que precisa ser feito é especialmente importante. Sem isto, você provavelmente irá trabalhar muito mais que necessário sem conseguir os resultados que deseja, porque o que você está trabalhando não é de importância estratégica para alcançar suas metas.

Para priorizar a um nível simples, você pode classificar suas tarefas com base no tempo que você tem disponível versus o tempo exigido para a execução, você também pode avaliar o valor do projeto, isto é, seu potencial de rentabilidade ou benefício. Priorização com base no valor do projeto ou rentabilidade é provavelmente o mais comumente usado, deixando a priorização com base no uso do tempo para situações onde outras pessoas dependem de você para completar uma tarefa e, particularmente, onde esta tarefa está no caminho crítico de um projeto importante.

Uma ferramenta muito utilizada na priorização de lista de tarefas é classificar cada tarefa com letras de A (muito importante) ao D (pouco importante) e, em seguida, reescrever todas as tarefas seguindo a ordem de importância. No topo da lista devem estar as tarefas mais importantes e benéficas.

Erro # 4. Não gerenciar interrupções

Você sabe que alguns de nós perdemos até duas horas por dia com distrações? Pense o quanto você poderia ter feito se você tivesse esse tempo de volta. As diversas interrupções vêm de e-mails, bate-papos, colegas em uma crise, ou telefonemas de clientes, as quais nos impedem de alcançar um fluxo de rendimento no trabalho.

Se você quer ganhar o controle de seu dia e praticar uma gestão de tempo eficaz, é vital saber como minimizar as interrupções e adequadamente gerenciar as quais precisam ser atendidas imediatamente, como no caso de posições onde você deve estar disponível todo o tempo.

Por exemplo: determine horários específicos para checar e responder aos seus e-mails. Isto pode ser feito naquele horário que você é naturalmente menos produtivo. Mantenha desligados os alertas sonoros dos aplicativos do celular e, quando não estiver navegando na internet, feche totalmente seu navegador para reduzir distrações.

Erro # 5. Procrastinação

A procrastinação ocorre quando você adia tarefas que você deveria estar focado. A procrastinação é muito tentadora e a melhor maneira de vencê-la é reconhecer que você realmente procrastina e, a partir de então, descobrir o porquê deste seu comportamento. Uma vez descoberto, você pode se planejar e quebrar este hábito tão prejudicial.

Você também pode achar útil usar um Plano de Ação que consiste em escrever uma lista de tarefas as quais você necessita concluir para realização de único objetivo. Elaborar um plano de ação pode ajudá-lo a quebrar grandes projetos em etapas administráveis, de modo que fica mais fácil ver tudo o que você precisa fazer e ao completar pequenos pedaços de cada vez, você deixa de se sentir sobrecarregado, supera a procrastinação e fica motivado.

Erro # 6. Dificuldade em dizer “não”

Você é uma pessoa que tem dificuldade em dizer “não” para as pessoas? Se este for o caso, você provavelmente tem assumido mais projetos e compromissos do que é realisticamente possível de se realizar. Isso pode levar a um desempenho ruim, estresse e baixa moral.

De qualquer forma, dizer “sim” para tudo é fazer mau uso de seu tempo, e você ainda pode obter uma má reputação por produzir, na pressa, um trabalho mal feito.
Para acabar com isso, todas as vezes que lhe pedirem para realizar uma tarefa, pergunte-se:

Eu tenho tempo para fazer isto?
É uma tarefa urgente e/ou importante?
Eu sou a pessoa certa para realizar esta tarefa?
Esta tarefa vai de encontro às minhas metas e objetivos?

Se você responder “não” a estas questões, está mais que claro que sua resposta deva ser “não” para a tarefa. Dizer “não” é uma arte que requer prática.

Erro # 7. Multitarefa

Quando você escreve e-mail enquanto lê as notícias e conversa ao telefone com seus clientes, você pensa que está fazendo bom uso do seu tempo, mas na verdade você está levando de 20-40 por cento a mais de tempo em comparação com a conclusão das mesmas tarefas feitas em sequência. Além das tarefas serem mal feitas – seus e-mails estão cheios de erros e seus clientes ficam frustrados com a sua falta de concentração.

Então, a melhor coisa a fazer é esquecer multitarefa e, em vez disso, se concentrar em uma tarefa de cada vez. Dessa forma, você vai produzir um trabalho de qualidade superior.

Erro # 8. Não fazer pausas

É bom pensar que você pode trabalhar 8-10 horas seguidas, especialmente quando você está trabalhando com um prazo curto. Mas é impossível para qualquer um se concentrar e produzir um trabalho realmente de alta qualidade, sem obter algum tempo para descansar e recarregar.

Se for difícil para você parar de trabalhar, então programe pausas para si mesmo, programe um alarme como lembrete e tire uma pausa de cinco minutos a cada hora ou duas.

Como você pode perceber o tempo é algo muito necessário, porém difícil de ser bem utilizado e impossível de ser armazenado. Entretanto, é um “bem” acessível e democrático. Qualquer pessoa tem as mesmas 24 horas todos os dias. Então, eis a pergunta: o que torna uma pessoa ter tempo de sobra? É a forma inteligente como ela o gasta em suas atividades. E você pode ser esta pessoa. Nós ajudamos você. Pergunte-nos como.

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